Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em ação.

28/04/2022

Os Programas de Transferência de Renda procuram promover maior qualidade de vida para as famílias beneficiárias em situação de vulnerabilidade e risco social.

A Prefeitura de Ariranha, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está realizando ações em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, por Análise do Cadastro Único tendo enviado listagem para a equipe técnica responsável pelo 'Bolsa do Povo' — maior programa de Assistência Social e transferência de renda da história do Estado de São Paulo. O Programa possui sete eixos programáticos: Assistência Social, Educação, Esporte, Habitação, Qualificação Profissional, Saúde e Trabalho, visando beneficiar mais de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

Conforme a coordenadora do CRAS, Laís Cristina Cason Bizari, após receber a lista com as famílias beneficiárias de cada programa, a equipe realizou reunião com os beneficiários para informar quanto ao programa que a família foi inserida. "Na ocasião, solicitamos a assinatura da declaração de ciência das condicionalidades, dando suporte para o "login" no site Bolsa do Povo e disponibilizando voucher/vale para recebimento até que tenham o Cartão em mãos", conta.

Laís conta que o município de Ariranha também foi contemplado nos seguintes Programas: Transferência de Renda, Programa Ação Jovem e Programa Renda Cidadã. "Estamos com 5 Jovens no programa "Ação Jovem" e 29 famílias no "Renda Cidadã"", pontua.

A coordenadora conta que o Programa "Ação Jovem" tem por objetivo promover a inclusão social de jovens entre 15 (quinze) e 24 (vinte e quatro) anos, de famílias cadastradas no CadÚnico com renda mensal familiar per capita de até meio salário-mínimo nacional, mediante transferência direta de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica, somada a ações complementares e de apoio à iniciação profissional. "Já o Programa Renda Cidadã atende famílias em situação de vulnerabilidade, com renda mensal familiar per capita de até meio salário-mínimo nacional, prioritariamente até ¼ do salário-mínimo", explica.

Além dos programas citados anteriormente, Ariranha também foi contemplada pelo Governo de São Paulo com o Programa "Vale Gás SP" (proteção social) que promove a transferência de renda para compra de botijão de gás de cozinha às famílias em situação de vulnerabilidade, sendo 3 parcelas de R$100 reais. "70 famílias foram contempladas no município", afirma Laís.

Para acessar o benefício, os interessados podem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) sito a Rua: Prudente de Moraes, nº260 - Centro e a Diretoria Municipal de Promoção e Bem-Estar Social sito a Rua: 10 de abril, nº198 para verificação dos critérios para inscrição e registro no Cadastro Único.