24/03/2025
Nos dias 19 e 20 de março de 2025, a Prefeitura de Ariranha, por meio da Diretoria de Educação, realizou a primeira Avaliação Diagnóstica do ano nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. A ação pedagógica teve como principal objetivo avaliar de maneira consistente o desempenho dos estudantes, promovendo uma análise aprofundada das habilidades de cada aluno e fornecendo dados essenciais para o planejamento educacional do ano letivo.
A Avaliação Diagnóstica é uma ferramenta estratégica que visa não só diagnosticar a situação acadêmica dos alunos, mas também proporcionar um panorama claro das competências relacionadas à compreensão leitora e à resolução de problemas. Os testes abrangeram os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e foram aplicados aos estudantes do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com Lourdes Benetti Alves, Diretora de Educação, o principal foco da avaliação foi identificar as necessidades dos alunos para a construção de um plano de ação mais eficaz, que contribua para a melhoria contínua da qualidade do ensino nas escolas municipais. "Estamos aprimorando, ainda mais, as condições para manter uma cultura de avaliação na Rede Municipal.
Avaliar é cuidar e entender as necessidades dos nossos estudantes. E um comprometimento da Diretoria de Educação juntamente com a equipe escolar, tendo a participação da Controladora Interna, Alana Fávaro, da Prefeitura Municipal, para refletir, ajustar e avançar, proporcionando uma educação de equidade e inclusão aos nossos estudantes," enfatizou a Diretora de Educação, Lourdes Benetti Alves.
É um comprometimento da Diretoria de Educação juntamente com a equipe escolar, tendo a participação da Controladora Interna, Alana Fávaro, da Prefeitura Municipal, para refletir, ajustar e avançar, proporcionando uma educação de equidade e inclusão aos nossos estudantes, enfatizou a Diretora de Educação, Lourdes Benetti Alves.Lourdes também agradeceu ao prefeito Dedê Trovó pelo apoio irrestrito à educação e ressaltou a dedicação de toda a equipe pedagógica e, em especial, dos alunos que se comprometeram com o aprendizado. A aplicação das provas foi realizada em formato impresso, distribuídas ao longo de dois dias, com um conteúdo por dia. Os resultados serão registrados na plataforma EduqBrasil. Durante o processo, estudantes com necessidades especiais receberam o apoio necessário, com acompanhamento de profissionais especializados, garantindo condições adequadas para a realização da avaliação.
Diferente de avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), ou mesmo de avaliações internas como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Município de Ariranha (SAREMA), a Avaliação Diagnóstica ofereceu maior flexibilidade nas datas e no cronograma, minimizando o impacto no cotidiano dos alunos e permitindo um atendimento mais personalizado.
"Os resultados da avaliação servirão de base para ajustes nas estratégias de ensino, com o objetivo de promover um aprendizado mais eficiente e de qualidade para todos os estudantes da rede municipal", conclui Lourdes.